fbpx

4 dicas para iluminar melhor sua cozinha

Compartilhe este post:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Já falamos algumas vezes sobre iluminação no nosso blog, seja no nosso último artigo sobre biofilia ou sobre as vantagens de uma boa iluminação que você pode conferir aqui

De qualquer forma, quando pensamos no conforto de casa ou de uma loja temos que levar em consideração que a iluminação é parte fundamental, seja para a decoração ou função do cômodo.

Imagine que você é um revisor de texto literário, se trabalhar em um ambiente escuro, além da dor de cabeça, seu trabalho vai ser de certa forma lesado.

Por assim ser, podemos concluir que em todo lugar que temos que apresentar certa produtividade, quanto mais iluminado, melhor.

Então, vamos para a cozinha! Ela geralmente é dividida em 3 zonas: lavagem, culinária e estoque e cada espaço desse pede uma atenção especial na iluminação, seja em cozinhas pequenas ou grandes. Vamos focar na área de maior circulação e atividade: O gabinete da pia e a ilha.

Confira nossas 4 dicas para iluminar melhor sua cozinha:

Pontos de luz nos armários aéreos

A maioria das cozinhas possuem aquela única luz no centro dela, mas é importante dizer que isso pode gerar sombras no ambiente dependendo da distribuição da mobília ou da pia, por exemplo.

Uma solução para facilitar o manejo dos alimentos é instalar luzes embutidas nos armários acima da pia ou do canto onde vai preparar os alimentos.

Elas são legais por ajudarem a não cansar a vista e por oferecer maior clareza para as atividades.  

Pendentes nas ilhas

Pendentes são ótimos para destacar pontos específicos, então, para as ilhas além do charme também ajuda no conforto para as atividades na cozinha.

Temos duas dicas importantes:

O tamanho do pendente deve ser proporcional ao ambiente, então, usar uma luminária muito grande em uma cozinha pequena é cilada! 

E a altura da instalação do seu pendente vai variar de acordo com a finalidade da ilha. Se for um ilha apenas utilitária, pendurar a luminária cerca de 70 cm acima da superfície é o suficiente. Agora se for uma ilha para refeições, o ideal é que a luz fique entre 90 e 100 cm acima do balcão. 

Pontos de luz para decoração

Uma das funções de uma boa iluminação é ressaltar a beleza ou importância de algo. Por isso, vale o que quiser, seja um souvenir, quadro ou louça que queira destacar na cozinha.

Sendo assim, você pode usar pontos de luz em prateleiras ou paredes de acordo com a sua decoração.

A iluminação natural

Mais uma vez ela ganha destaque! Tente aproveitar ao máximo a iluminação natural da sua cozinha e para isso você pode usar janelas grandes, janelas balcão, ou mais de uma janela, por exemplo. 

Lembre-se que se você for construir ou reformar, você deve conversar com seu arquiteto para que o projeto ofereça esse conforto.

Um extra nesse aspecto, é que usando melhor a luz natural na cozinha você economiza na energia elétrica também, já que ele é um dos cômodos mais usados na casa.

Essas foram nossas dicas para iluminar melhor a cozinha da sua casa. Se esse conteúdo foi útil e caso você esteja reformando a sua casa e precise de ajuda, é só entrar em contato conosco. Você pode nos encontrar pelo WhatsApp, no (11) 9 9332-1900, na nossa loja, na Av. Ver. João de Luca, 1000B – São Paulo/SP, ou nas redes sociais, no @gypwork.

Deixe um comentário

Posts relacionados