fbpx

Conheça 5 tipos de fachadas industrializadas

Compartilhe este post:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Precisando de alternativas para executar sua fachada? A indústria tem algumas tecnologias que ajudam desde a velocidade na execução até a garantia de maior durabilidade da sua fachada.

Especialistas dizem que fachadas pré-fabricadas reduzem até em 80% o tempo de  execução quando comparada ao método tradicional de alvenaria. E os fabricantes oferecem garantia do sistema por bastante tempo, tornando as fachadas industrializadas uma excelente opção para quem tem pressa.

É importante lembrar que independente da tecnologia, sempre exija o cumprimento de requisitos de desempenho estrutural, resistência ao fogo e à umidade e o isolamento acústico no mínimo. E no caso de edifício residencial, os fabricantes e instaladores devem respeitar as exigências que constam na ABNT NBR 15.575-4 para fachadas.

A seguir, apresentamos 5 dessas tecnologias de fachadas para você entender melhor.

5 tipos de fachadas industrializadas

  • Sistema de fachadas leves

Começamos pela nossa especialidade: a fachada cimentícia. Empregamos essa tecnologia em construção de edifícios altos e em obras horizontais. Usamos as estruturas de steel frame nas quais instalamos as chapas cimentícias ou de gesso reforçado com fibra de vidro. Na face interna usamos o Drywall e o sistema é complementado por outros itens como a lã mineral, membrana hidrófuga e o tratamento de juntas. 

Exemplo de fachada com o sistema cimentício da Placlux. Nossa parceira na obra do Hotel Bambu em Ubatuba, SP.
  • Painel de concreto reforçado com fibras

Usamos esses painéis especialmente em edifícios comerciais, residenciais e shoppings. Eles oferecem um leque grande de desenhos, cores, texturas e dimensões. E é do tipo que chega pronto na obra para ser instalado. 

  • Fachada ventilada de porcelanato

As fachadas ventiladas podem ser compostas por painéis de concreto, placas metálicas ou porcelanato – sendo essa bastante usada pelos arquitetos graças à possibilidade cromática que o material oferece. Construtoras acreditam nessa tecnologia por causa da agilidade de execução, redução de patológicas e a facilidade de manutenção. A grande vantagem da fachada ventilada de porcelanato é a sua excelente performance no conforto térmico dentro da construção.

  • Fachada unitizada

É mais comum em residenciais e comerciais e segundo dados de fabricantes é possível instalar cerca de 200 m² por dia, dependendo das características do projeto.

  • Painéis termoisolantes

Esses painéis são famosos em empreendimentos industriais e nada impede o seu uso em residenciais. Os painéis são compostos por isolantes, como a lã de rocha e revestidos por chapas de aço, o que aumenta o isolamento e conforto térmico no ambiente.

Conhecia alguma outra dessas fachadas?

Deixe um comentário

Posts relacionados