fbpx

Conheça os principais tipos de selantes para impermeabilização

Compartilhe este post:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Os selantes são materiais que servem para vedar juntas. No mercado encontramos selantes à base de poliuretanos, silicones ou híbridos. Hoje, os selantes híbridos ganham o holofote nas prateleiras por serem os produtos com menor custo, mas cada tipo de impermeabilizante tem suas características e são indicados para situações diferentes. Continue lendo para saber mais.

fonte

Os selantes são usados principalmente em fachadas, esquadrias e pavimentos. E entre as principais exigências dos clientes estão a durabilidade e bom desempenho para esse tipo de produto.

Mas como escolher um selante?

A dica para escolher o selante mais adequado é entender qual a necessidade que ele deve atender. O uso incorreto pode gerar patologias no local, falhas de aderência e consequentemente acidentes maiores, além da insatisfação pela compra errada.

Para as juntas em fachadas é importante que a base seja composta por argamassa de emboço. Sendo que esse tal de emboço é um material poroso, de base cimentícia. Além disso, pelo fato de as fachadas serem expostas aos raios solares e às chuvas, o selante precisa de resistência ao UV e atender à movimentação de dilatação natural delas. 

Nesse caso são indicados selantes de baixa dureza (aproximadamente 25%), resistência ao UV e capacidade de movimentação acima de 25% e à base de poliuretano puro.

Já as vedações de esquadrias são aquelas que unem materiais diferentes e esse é uma detalhe muito importante  Nesse caso, o selante precisa ter boa aderência em diversos materiais. Então, os selantes híbridos à base de poliuretano são uma boa opção e geralmente, os silicones são os mais utilizados nessa situação.

Precisamos quebrar dois mitos sobre os selantes. Sendo que o primeiro deles é sobre a dureza (shore) dos selantes de poliuretano. 

Nem sempre quanto maior a dureza, melhor o selante, Por exemplo, para fachadas um selante de dureza alta prejudicará a borda das juntas e as fortes tensões fazem a borda quebrar, o que gera infiltração. 

O segundo mito é a respeito do selante de silicone.

Geralmente achamos o silicone acético melhor, mas o tipo acético ataca o cimento, por isso seu uso é mais indicado para materiais não porosos, como vidro, cerâmica e metais.

Gostou?

Leia também

Deixe um comentário

Posts relacionados