fbpx

Entenda as normas ANBT NBR para Drywall

Compartilhe este post:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+

A ABNT, ou Associação Brasileira de Normas Técnicas, é o órgão responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR).

Elas são elaboradas pelos Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE). 

Sim! São muitas siglas, mas resumidamente, a ABNT atua em sintonia com os governos e com a sociedade para implementação de políticas públicas que promovem o desenvolvimento de mercados, a defesa dos consumidores e a segurança de todos.

Com a construção a seco não é diferente.

Quando falamos de desempenho de produtos ou soluções, recomendações de montagem, tratamos de regulamentação e segurança nas edificações e para tal nos sustentamos no que está definido nas Normas ABNT NBR.

Esse padrão de Normas ABNT NBR serve para nos guiar e garantir que estamos desenvolvendo um trabalho íntegro e em conformidade com as exigências. 

Normas ABNT NBR para Drywall

O Drywall é um sistema construtivo recém chegado no Brasil, o qual oferece um bom custo benefício aos consumidores, é sustentável e, atualmente, está ganhando espaço nas construções brasileiras. 

Por isso, principalmente, para garantir a eficiência e a segurança dos projetos com Drywall, a ABNT tem criado uma série de normas regulamentadoras para materiais e sistemas construtivos a seco.

Elas são conhecidas como normas técnicas, que devem ser seguidas na íntegra para a segurança de todos.

O conjunto dessas normas estabelece as diretrizes que devem ser seguidas desde o processo de fabricação, execução até a montagem final do Drywall.

Essas normas estão previstas em lei, então, quando uma construção apresenta problema é feita uma avaliação para investigar  o que ocasionou a falha.

E se for o caso, os responsáveis são responsabilizados legalmente quando essas normas são descumpridas.

Em outras palavras, as Normas são obrigatórias e desobedecê-las acarreta em sanções jurídicas. 

A importância da ABNT NBR

Pode-se dizer que as normas são fundamentais para estabelecer os parâmetros técnicos que definem a qualidade e a eficiência da construção com Drywall. E seguir corretamente garante a segurança de todos: fabricante, projetista, montador e consumidor final. 

Devemos seguir as normas ABNT NBR para nos proteger, cumprir a lei e promover a segurança e bem-estar do consumidor que circula pelos espaços. 

Essa é a garantia legal que temos de que as soluções desempenham a sua função prometida, como, por exemplo, conforto termo acústico, resistência à umidade, proteção e resistência contra o fogo, qualidade e durabilidade.

Você pode conferir todos os detalhes do regulamento no site da Associação Brasileira do Drywall.

Leia também
8 etapas para instalar Drywall sem dores de cabeça
8 vantagens para você usar Drywall em casa!
Saiba os motivos para usar gesso cola!

Se esse conteúdo foi útil e caso você esteja reformando a sua casa e precise de ajuda, é só entrar em contato conosco. Você pode nos encontrar pelo WhatsApp, no (11) 9 9332-1900, na nossa loja, na Av. Ver. João de Luca, 1000B – São Paulo/SP, ou nas redes sociais, no @gypwork.

Deixe um comentário

Posts relacionados