O Light Steel Frame é um termo utilizado para definir um sistema construtivo racionalizado, especialmente em construções a seco. Essas construções são realizadas a partir de estruturas de aço galvanizado leve, revestido por placas (cimentícia e drywall) que atualmente tem substituído as tradicionais estruturas de concreto e tijolos.
O sistema vem sido utilizado desde a década de 50, principalmente em países como Japão e Estados Unidos, onde o termo se popularizou em meio ao setor da construção civil permitindo um avanço tecnológico no processo de arquitetar uma obra, além de trazer como benefícios a otimização, manutenção, função termoacústica e desempenho ambientalmente sustentável ao projeto.
A “construção a seco” permite a praticidade, funcionalidade, segurança e economia para a obra, além de ser um método indicado para todos os tipos de obra, seja de grande ou pequeno porte. Outra vantagem é em questão da limpeza, o Light Steel Frame se destaca por manter a organização e baixa produção de entulhos durante todo o processo, resultando na otimização na montagem e durabilidade de mais de 200 anos.
Além disso, ao comparar-se com os projetos em alvenaria, onde se gasta cerca de 16% de água retirada de rios, o Light Steel Frame ganha mais um destaque sustentável. O projeto necessita de água apenas para a fundação, permitindo uma economia de água de até 80%, após isto, a obra é executada a partir de produtos industrializados.
São inúmeras vantagens ao aderir o LSF em sua construção, seja ao adquirir uma alta resistência e durabilidade, como ao colaborar para uma técnica que beneficie o nosso meio ambiente, utilizando o mínimo de recursos naturais possíveis para evitar a geração de resíduos que possam afetar a nossa natureza.