Criado nos Estados Unidos, o OSB é um material que vem ganhando espaço na construção civil por sua versatilidade de aplicações, sustentabilidade e alta resistência. Composto por tiras de madeira prensadas na mesma direção, a sigla significa “Oriented Strand Board”, ou Tiras de Madeira Orientada.
Para produzi-la, as lascas de madeira são orientadas em três a cinco camadas perpendiculares, unidas com resinas resistentes a intempéries e prensadas sob alta temperatura, aumentando sua resistência mecânica, rigidez e estabilidade. No Brasil, o mais comum são painéis de quatro camadas, sendo duas externas orientadas no sentido longitudinal, e duas internas, cruzadas no sentido perpendicular. Por conta dessas características, o OSB pode ser considerado um painel estrutural.
Sendo um material resistente, estável e versátil que pode ser aplicado de diferentes formas, o OSB se torna uma opção viável não só para a construção civil, mas também para os designers de interiores. Desde móveis, tapumes, mezaninos e coberturas a revestimento de paredes, as opções são diversas. Vamos citar alguns exemplos a seguir:
– Canteiro de Obras: Pode ser usada como uma vedação temporária (tapume), ajudando a marcar o espaço da construção, trazendo mais segurança para a equipe e para os pedestres, além de ser uma alternativa para a criação de instalações provisórias no canteiro, como banheiros.
– Mezaninos: Desde que a estrutura seja feita com aço ou madeira, a utilização do OSB traz durabilidade e segurança para o mezanino, e, por ser um material leve, a obra exige menos processos manuais e seu tempo de entrega é mais curto.
– Construção a Seco: Tanto com o wood frame como com o steel frame o painel possui um papel importante, fazer parte da estrutura. Os construtores aplicam o painel logo após a montagem da estrutura base, no caso do steel frame, é logo depois da inserção das estruturas de aço, e, para o wood frame, é logo após a montagem da estrutura de madeira, sendo responsável também pela vedação da estrutura, além de isolar sons externos e manter a temperatura ambiente.
– Lajes e Coberturas: Com todas as vantagens já ditas, o material também é uma ótima escolha para esse tipo de construção. Em telhados, o painel OSB oferece alta resistência, rigidez e durabilidade. Para isso, quem estiver responsável pode revestir o painel em um dos lados com foil de alumínio, um componente que absorve menos calor e também garante o conforto térmico. O painel também é muito utilizado em coberturas no assentamento de telhas no estilo “telhado americano”.
– Design de Interiores: Mais que um ótimo componente na estrutura, o OSB também pode ser uma alternativa na decoração e na mobília, afinal, é um material que carrega uma estética natural por seu estilo rustico, além de ser prático, mais sustentável e também mais barato do que outros materiais convencionais (cerca de 40% mais barato que o MDF). Para garantir bom acabamento, ainda é possível aplicar verniz ou tinta sobre os painéis, que possuem diversos tamanhos diferentes que se encaixam em seu projeto.
E quais as vantagens dos painéis OSB?
– Sustentabilidade: Feitos a partir de madeira de reflorestamento, utilizam até 90% do tronco, diminuindo a quantidade de matéria-prima na produção e, consequentemente, menor impacto ambiental.
– Padronização: O OSB é feito de forma consistente e uniforme, ou seja, não deixa espaços vazios no local onde é feita a aplicação, aproveitando melhor o espaço e se encaixando perfeitamente ao seu projeto.
– Alta Resistência: Comparado a outros materiais semelhantes, o OSB é bem resistente a forças mecânicas (não comparado a madeira maciça).
– Custo-Benefício: Comparado a outros derivados de madeira, o preço é bem atrativo, chegando a ser 40% mais barato em relação do MDF.
– Isolamento: O painel OSB possui um papel importante para tornar o espaço mais confortável, isolando sons externos e mantendo a temperatura ambiente.
– Resistencia a água: Possui tratamento para ter maior resistência a umidade, desde que não esteja em um local que tenha contato constante e direto com água, como áreas externas ou banheiros.
Como pudemos ver, o OSB é um componente importante na estrutura e fabricações de edificações e mobílias. Assim, o foco que as construtoras buscam é aproveitar ao máximo as propriedades do material para garantir conforto, resistência e durabilidade.