As chapas cimentícias podem ser divididas em duas grandes famílias, variando de acordo com o seu processo de fabricação e as matérias primas utilizadas, são elas as chapas de fibrocimento e as chapas cimentícias.
As chapas de fibrocimento são produzidas através de sobreposição de camadas de cimento com fibras de reforço (geralmente de celulose) e prensadas, podendo ser autoclavadas ou não. Suas marcas mais conhecidas no Brasil são a Decorlit, Eternit e Brasilit.
Já as chapas cimentícias são produzidas através de um processo denominado Open Mesh, onde a pasta de cimento e aditivos recebem duas telas de reforço de fibra de vidro, aplicadas em ambas as faces da chapa. Suas marcas mais conhecidas no Brasil são a Placlux e Aquapanel.
Essa operação ocorre em uma linha de produção contínua, sem prensagem mecânica e com a maior parte do processo de secagem se dando em ambientes abertos, proporcionando a cura correta e completa do cimento. Assim, a placa desenvolve a capacidade de passagem do vapor de água através dela sem causar danos, permitindo a respirabilidade tanto da chapa quanto do sistema.
As especificações das placas seguem a norma da ABNT, no padrão de 1,20 m de largura, com o comprimento variando entre 2 a 3 metros e, diferente das placas de gesso que possuem 3 tipos de espessura, as chapas cimentícias possuem 4, que variam entre 4 a 12 mm, e cada uma tem um uso diferente.
Para as placas que possuem 6mm de espessura as aplicações servem para divisórias leves, forros e dutos de ar-condicionado.
As que possuem 8mm podem ser usadas para as paredes internas em áreas secas e/ou úmidas, revestimentos de paredes comuns ou em subsolos.
As de 10mm são utilizadas para áreas secas e/ou úmidas, internas e externas. São ideais para fechamento externo em sistemas steel ou wood framing e isolamentos termo acústicos.
Já as de 12mm são as únicas que não possuem o comprimento de 2m, possuindo apenas placas de 2,40m ou 3m, e são para uso interno na compatibilização com o Drywall ou em fechamentos internos ou externos que necessitem de maior espessura por questões de estética ou físicas específicas
Para a construção de fachadas, por exemplo, só poderíamos usar as placas de 10 ou 12mm
Com relação as juntas das placas cimentícias, elas podem ser aparentes ou invisíveis, sempre respeitando a distância de 3 a 5mm entre cada placa. Em seguida só é preciso começar a etapa de acabamento ou manter o aspecto aparente do cimento.
Fontes:
Viva Decora
Âncora Soluções Construtivas
Placlux