As placas de Drywall vem ganhando bastante espaço na construção civil como uma alternativa para a estruturação de paredes, lajes, divisórias, revestimentos e etc., mas existem outras vantagens menos conhecidas para seu uso e vamos discutir sobre eles aqui.
Prevenção de incêndios
No mercado existem as chamadas placas RF, conhecidas pelo seu acartonado rosa.
Esse material pode ser utilizado na construção civil para paredes, divisórias, fechamentos internos e outros. O motivo dessas inúmeras aplicações se deve ao fato dessas placas conterem fibra de vidro em sua composição, o que garante maior resistência ao fogo e ao calor. Por isso, são muito indicadas para saídas de emergência, escadas enclausuradas e ambientes com risco de incêndio.
Impermeabilização de paredes
As placas RU, conhecidas também como “placa verde”, possuem em sua composição um aditivo hidrofugante, feito para repelir a água através da redução do ângulo de molhagem dos poros, o que garante a resistência das placas ao entrar em contato com umidade. Por conta disso, elas são recomendadas para áreas de grande umidade ou exposição a água, como cozinhas, banheiros, lavabos, lavanderias e mais.
Isolamento de radioatividade
A utilização do Drywall como um isolante de radioatividade é uma das funcionalidades mais desconhecidas, porém uma das vantagens de escolher essa placa se deve até pelo seu valor relativamente baixo quando comparado a outras técnicas de isolamento radioativo.
Um exemplo é a chapa Drywall Safeboard, que foi desenvolvida para blindar ambientes que utilizam Raio-X, impedindo a passagem da radiação para outros ambientes.