fbpx

Você sabe como montar uma parede de Drywall?

Compartilhe este post:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

O Drywall tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil e uma das principais vantagens é a sua praticidade no processo de montagem, tanto que não profissionais também podem tentar se atrever na montagem. Legal, né?!

Por isso, a Gypwork vem listar os principais componentes para uma instalação de Drywall.

Antes de tudo, é importante dizer que o Drywall é super versátil e propicia uma construção mais limpa e segura. Ele acaba sendo ideal para quartos, salas, banheiros, cozinhas e também áreas externas.

Então, confira nossa lista de materiais para o sistema de Drywall. 

Componentes metálicos

Vamos começar pela base do sistema: os componentes metálicos. Eles são feitos em aço galvanizado e são o que dão a sustentação para erguer que as paredes ou para a estruturação do forro no teto. 

Em ambos os casos, são esses componentes que garantem a segurança da construção. São eles:

  • Guias: perfil de aço revestido por zinco, no formato “U”, utilizados na estruturação de paredes, forros e revestimentos do sistema.
  • Montante: fabricado em aço com cobertura de zinco, o montante drywall tem formato “C”. E é importante dizer que, o tipo de montante usado na obra varia de acordo com a altura da parede.
  • Tabica: fabricada em metal galvanizado, a tabica é usada para forros com formato de “degrau”. Ela é importante para prevenir rachaduras, por causa da dilatação do material e das trepidações da estrutura por causa de fatores externos. E outra função da tabica é estética, porque dá a impressão de o forro flutuar, proporcionando aquele visual moderno.
  • Cantoneira: este tipo de perfil para Drywall tem abas desiguais, geralmente em formato “L” e serve, principalmente, para proteger o topo das placas de gesso.
  • Perfil F530: perfil de aço revestido por zinco, no formato “C”, utilizado na estruturação de forros de Drywall.

As placas para Drywall

Há várias marcas para as placas de Drywall: Knauf, Placo, Trevo e Gypsum, por exemplo. 

Independente de marca, é importante destacar que as placas foram desenvolvidas para atender às normas da ABNT e dar mais segurança ao sistema. 

Dentre as placas, temos:

  • ST (Placas Standard): um material super versátil e ideal para ambientes secos internos, para divisórias e forros. 
  • RF (placas resistentes ao fogo): possui alta resistência ao fogo, fabricada com laminação contínua de uma mistura de gesso, água e aditivos. 
  • RU (placas resistentes à umidade): material ideal para áreas úmidas, como banheiro e cozinha. 
  • Placa Habito: tecnologia Ultrawall para vedações internas que oferecem ótima capacidade de fixação de objetos, resistência a impactos e isolamento acústico.
  • Placa Glasroc X: desenvolvida para vedações externas e resistente às intempéries. 

Massas para Drywall

Depois de montadas as paredes com as placas de gesso, é hora de fazer o tratamento das juntas com as massas para Drywall. 

A massa é importante para preencher os orifícios e arremates de parafusos e ajuda no acabamento para seguir depois com a pintura da sua parede.

No caso de um sistema cimentício a massa para o tratamento de juntas é o Basecoat.

Já para as demais montagens das placas de gesso, podemos usar marcas como a Massa Marque, Placo, Maxcryl ou Decorlit, por exemplo.

Vale dizer que também existem as massas específicas para finalidades como para forros acústicos ou aquelas com secagem rápida. 

Outros detalhes!

Na nossa lista tem ainda outros componentes como os parafusos e buchas de fixação da estrutura metálica, as mantas hidrófugas, dependendo da necessidade do projeto, e também a lã de vidro ou lã de rocha para o isolamento termoacústico. 

E é isso! Os componentes que você precisa para montar o sistema de Drywall. 

Leia também
Entenda as normas ANBT NBR para Drywall
8 etapas para instalar Drywall sem dores de cabeça
4 motivos para usar Placas Cimentícias na obra

Se esse conteúdo foi útil e caso você esteja reformando a sua casa e precise de ajuda, é só entrar em contato conosco. Você pode nos encontrar pelo WhatsApp, no (11) 9 9332-1900, na nossa loja, na Av. Ver. João de Luca, 1000B – São Paulo/SP, ou nas redes sociais, no @gypwork.

Deixe um comentário

Posts relacionados