Reformas em casas e apartamentos são comuns para trazer melhorias no ambiente. No entanto, muitas pessoas encontram dificuldades quando o projeto prevê que uma parede seja modificada ou derrubada.
Gypwork: a sua casa de construção a seco
Isso porque, fazer esse tipo de alteração, na maioria das vezes, garante que a dinâmica dos cômodos seja alterada, mas para dar andamento em uma obra desse porte é fundamental o conhecimento prévio estrutural da construção.
Como saber se posso derrubar uma parede
Levando isso em consideração, é importante acrescentar que toda edificação antes de ser construída passa por uma fase de análise estrutural. Essa etapa visa assegurar que uma construção atenda os requisitos básicos da legislação e tenha segurança.
Esse projeto é fundamental porque algumas construções utilizam a alvenaria como método estrutural, e derrubar “apenas uma parede” pode ser determinante para o aparecimento de rachaduras, fissuras, trincas e até mesmo causar a queda da edificação.
Leia mais:
Versatilidade, beleza e praticidade: confira algumas inspirações para fazer o seu closet em Drywall
Barulho intenso: como garantir o isolamento acústico do Drywall
Para quem pretende remover alguma parede de casa, o primeiro passo é conseguir um laudo técnico, no qual o engenheiro responsável vai avaliar determinada situação, por meio de um estudo prévio.
Após essa análise, o engenheiro gera um relatório com a resposta se é possível ou não derrubar aquela parede, juntamente com as justificativas e possíveis alternativas para o ambiente, por exemplo, um possível um reforço estrutural. É importante ressaltar que esse laudo só tem valor se assinado por um engenheiro.
Além disso, outro fator importante nessa etapa é que é possível verificar se na parede desejada contém dutos de água, energia, gás, etc.