Se você chegou nesse artigo é muito provável que já tenha instalado sua parede de drywall ou talvez esteja pensando seriamente sobre usar drywall na sua obra.
Isso porque a praticidade e eficiência do drywall são inquestionáveis, mas sempre surgem dúvidas. Veja algumas delas na hora de pintar sua estrutura de drywall.
Pode ou não pode ter textura na parede de Drywall?
Pode, sim! Mas fique atento que para evitar desgastar a parede, antes é importante aplicar a massa corrida e o selador. Aí, depois da secagem, você precisa lixar a superfície e, se necessário, aplicar mais uma camada de selador.
Feito isso, a superfície da parede estará pronta para receber a textura.
Ah! Uma informação importante, caro leitor: evite cal no acabamento do Drywall.
Tem que ter alguma preparação diferente para evitar mofo?
Primeiro, é importante usar o tipo de placa adequada para ambientes úmidos. Em banheiros, cozinhas ou áreas de serviço, as placas verdes (RU) são as indicadas, porque possuem um aditivo hidrofugante na composição, que é o que garante a resistência à umidade.
É indicado usar tinta semibrilho ou tinta epóxi, que oferecem mais impermeabilização para essas áreas.
Posso pintar o drywall sem passar massa corrida antes?
Pode sim, mas o acabamento pode não ficar tão bom assim, porque é a massa corrida que corrige as imperfeições da superfície.
Preciso passar o selador antes da massa corrida?
O selador é opcional, mas ele é importante para a impermeabilização e unificação da placa de Drywall.
Onde passo a massa corrida?
Muita gente acha que se usa a massa corrida somente na área de emendas das placas, mas na verdade, o correto é aplicar a massa pela chapa toda.
O que devo fazer quando o gesso fica amarelado depois da pintura?
Essas manchas amareladas são sinais de umidade, porque o óleo para desmoldar foi passado antes de o gesso secar. Se isso acontecer, sugerimos passar uma lixa 220 e pintar de novo.
E quando a fita do Drywall fica com bolhas?
Basta retirar a parte da fita estragada com um estilete e prosseguir com o passo a passo da pintura.
Quando aparece bolhas na fita pode ser porque ela foi mal aplicada ou o tempo de cura do gesso que não foi respeitado. Fica esperto!
Siga nosso blog para mais dicas sobre construção a seco!