fbpx

O mercado de engenharia civil teme por falta de profissionais qualificados

Compartilhe este post:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

É sabido que um setor que está sempre em alta no país é a engenharia civil. Os canteiros de obra não param graças aos recordes de lançamentos que o mercado imobiliário bateu nos últimos dois anos. Mas o que fere o mercado é a falta de mão-de-obra qualificada e a concorrência pelos poucos bons profissionais que existem atualmente. Continue lendo para entender o que grandes empresas têm feito à respeito.

O que as empresas têm feito para evitar o problema?

Alguns especialistas dizem que o risco para o ano de 2022 é a falta de profissionais qualificados para atender a demanda das empresas na gestão e exceção de obras. O que por consequência limita o progresso e melhoria dos negócios das construtoras.

Mão de obra no mercado da engenharia civil tem ficado cada vez mais raro. Fonte: Canva

“Os trabalhadores da área técnica são os que mais sentimos falta, em especial, os que executam os serviços de campo e precisam de mais qualificação como mestres de obras, carpinteiros, gesseiros e ceramistas”, comenta o diretor técnico da construtora MBigucci, Milton Bigucci Junior.

A solução a longo prazo que muitas construtoras implementam em sua conduta são os treinamentos de capacitação constantes e parcerias com empreiteiros.

Em especial, para driblar a concorrência por profissionais qualificados entre construtoras, muitas empresas criam plano de carreira para esses profissionais, ações de formação de estagiários além dos constantes treinamentos e cursos específicos para a mão de obra interna. Assim como, investimento de capacitação para profissionais terceirizados a fim de fidelizar mais esses profissionais..

Engenharia civil é um dos grandes motores da economia. Fonte: Canva.

Um cenário cada vez mais constante no mercado é quando a empresa acaba perdendo um bom profissional para ofertas de salários maiores em outros lugares. Contudo, muitos especialistas questionam quando isso acontece, porque tal fator encarece o custo final da obra, que por sua vez já não é barata.

Leia também

A força do Steel Frame para modernizar o Brasil

Faça uma boa grana extra com Steel Frame

Deixe um comentário

Posts relacionados