A construção civil aposta cada vez mais é o uso de elementos produzidos fora do canteiro e a aplicação da metodologias da construção a seco, à exemplo do Wood Frame e Steel Frame.
Alguns benefícios que essa combinação oferece são:
- Uma obra mais limpa e organizada
- Redução de 85% dos resíduos
- Economia de 90% de água
- Excelente desempenho térmico e acústico
- Diminuição do risco de acidentes de trabalho.
Já na perspectiva dos empreendedores, a agilidade da obra ajuda na redução do impacto dos indicadores da inflação e na velocidade significativa do resultado financeiro que pode obter empreendimento.
A construção a secochega a ser até 6 vezes mais rápido, que a construção tradicional, demanda menos mão de obra e segue todas as normas da ABNT NBR 15.575, Norma de Desempenho em habitações.
Um caso de sucesso é o Solar do Bosque, empreendimento em Guaíra, Paraná, construído pela Tecverde em parceria com a incorporadora Tectus. Lá o residencial é composto por prédios de quatro pavimentos com total de 224 unidades de 52 m² de área cada.
O sistema construtivo que a Tecverde usou foi o de painéis de Wood Frame produzidos com montantes de pinus autoclavado. As paredes externas têm chapa de OSB, membrana hidrófuga, chapa cimentícia e acabamento convencional. E as paredes internas têm chapas de OSB e gesso acartonado.
Essa solução da Tecverde venceu o 2º Prêmio Produtividade do Mesmo Lado 2021, pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). E ganha destaque na construção de habitações de padrão econômico, graças ao custo competitivo proporcionado pela industrialização combinado à facilidade do sistema de atender os requisitos da Norma de Desempenho.
Leia também
Faça uma boa grana extra com Steel Frame
Por que o Brasil ainda é relutante na utilização do Steel Frame?